Responsabilidade Ambiental

A preocupação ambiental da Valeplast está orientada para a promoção do desenvolvimento sustentável. A empresa está direcionada em controlar a sua cadeia produtiva de forma a conciliar a melhoria de seus processos à proteção do ecossistema. Evitar o desperdício, e dar um destino correto à energia, e aos resíduos há muito tempo deixou de ser uma questão puramente econômica. Mais importante do que o reflexo financeiro, o uso consciente destes recursos tornou-se uma obrigação entre as empresas modernas.

Como medida para minimizar os impactos ao meio ambiente a Valeplast está focada nos seguintes tópicos:

  1. Energia
  2. Resíduos

 

Energia

A Valeplast investe em iniciativas para reduzir o consumo de energia em seus processos por meio de projetos, ações e planos simples para otimização do uso da energia. Dentre as iniciativas para redução do consumo de energia, destacam-se as seguintes ações: o controle e a manutenção rigorosa em relação ao consumo de energia, visando o uso racional em horário de ponta e fora de ponta; a instalação de banco de capacitores na cabine primária; a instalação de lâmpadas de LED e reatores com ótimo rendimento e com menor consumo de energia; substituição de motores antigos por outros de melhor rendimento e menor consumo; instalação de inversores de frequência; manutenção na linha de ar comprimido para eliminar vazamentos; instalação de isolantes térmicos nas linhas de produção para evitar a dissipação de calor.

Resíduos

A preocupação com o meio ambiente fez gerar uma necessidade a qual é muito bem atendida e executada pela Valeplast, em parceria com empresas do ramo de reciclagem e fornecedores. Nas reciclagens são feitas separações e reaproveitamento de materiais, tais como: papel, papelão, plástico, estopa, materiais metálicos, entre outros. Já com alguns fornecedores de fios, além do reaproveitamento de conicais e tubetes, ocorre o uso de embalagens retornáveis (gaiolas metálicas e palets).

2017-10-05T12:42:56+00:00